Saúde e segurança dos trabalhadores: Iñigo Pérez Corella fala sobre este tema

«As pessoas dedicam uma parte importante da sua vida ao trabalho e é fundamental fazê-lo de forma segura e confortável»

Em duas linhas. Quem é Iñigo Pérez Corella? O que mais o motiva na área de segurança, saúde e bem-estar no trabalho?

Sou um homem apaixonado por um projeto. O nosso projeto é melhorar o bem-estar dos trabalhadores através da inovação e da tecnologia. E esta representa fielmente a missão da BASE PROTECTION. As pessoas dedicam uma parte importante da sua vida às atividades de trabalho: não há razão para que isto não seja feito de forma segura e confortável.

Gostaríamos de saber mais sobre o Grupo Fegemu e, em particular, sobre a Base Protection: história, linhas de negócios, setores …

O grupo Fegemu é um grupo espanhol com duas unidades empresariais. A unidade mais relevante é a que envolve o projeto e a produção de calçados de segurança com a marca BASE.

A Base Protection, a nossa filial italiana, nasceu em 2007 e em 12 anos conseguimos fazer da BASE uma das principais marcas presentes no mercado europeu. Hoje em dia dispomos de três estabelecimentos, diversas patentes industriais e empregamos mais de 700 pessoas. Comercializamos os nossos produtos em mais de 40 países; os 4 principais mercados são: Itália, França, Alemanha e Espanha. O nosso rápido crescimento é fruto de uma estratégia clara alicerçada na nossa missão e na conjugação de inovação e internacionalização.

A Base Protection como imagina o calçado de trabalho do século XXI? Segurança e conforto já são um binómio incindível?

Sabemos que a evolução dos calçados de segurança segue uma direção bem distinta, aproximando-se dos calçados de uso quotidiano em termos de conforto e estilo. Adicionalmente, os calçados do futuro incorporarão progressivamente elementos tecnológicos como sensores … A evolução tecnológica dos materiais, as técnicas construtivas, o desenho e o conhecimento técnico permitem oferecer calçados que podem ser perfeitamente utilizados fora das funções de trabalho, graças a uma forma, uma flexibilidade, uma ergonomia e uma transpirabilidade iguais ou até superiores às dos calçados de uso quotidiano. Nós da BASE utilizamos uma simples equação: mais conforto, maior segurança. Trata-se de um pré-requisito! Um trabalhador que não se sente confortável tem dificuldade em manter um nível de concentração adequado e isto pode afetar a sua produtividade e segurança. Ou seja, o conforto é uma condição essencial para prevenir o risco de acidentes. + comodidade para uma maior segurança.

Nós da Base Protection estamos sempre um passo à frente na aplicação de tecnologias no setor dos calçados de segurança. A inovação é parte integrante do seu DNA?

A nossa missão explica isto: melhorar o bem-estar dos trabalhadores através da inovação e da tecnologia.

Dispomos de engenheiros, doutores em física, colaboramos com institutos ortopédicos, universidades, start-ups e destinamos um importante orçamento para Pesquisa & Desenvolvimento.

A verdade é que somos diferentes dos outros fabricantes. De fato somos fabricantes no sentido intrínseco da palavra, não queremos que a nossa tecnologia saia do nosso controlo.

Temos patentes industriais e tecnologias relacionadas com a circulação do ar no interior do calçado, patentes para o sistema de estabilização, para a sola, as biqueiras, etc. e continuamos a pesquisar e a inovar… É uma verdadeira paixão.

Muitos clientes que visitaram os nossos estabelecimentos afirmam que somos diferentes. É uma verdadeira satisfação ver os seus rostos quando entram na “fábrica de protótipos e laboratório de ideias”.

A Base Protection tem também o APP iTech Base (disponível para iOS e Android), que representa uma novidade absoluta no campo dos calçados de segurança. Pode nos contar mais sobre o aplicativo iTech Base?

Há alguns anos, lançamos este aplicativo com o objetivo de divulgar a nossa tecnologia. Como é possível ver, pode-se fazer uma “viagem” através do mundo tecnológico BASE.

Nós vemos a inovação através de uma abordagem global. É uma atitude. Em outras palavras, inovamos o produto, as soluções, os modos de apresentação, etc.. Este aplicativo é justamente um reflexo desta atitude.

Segurança, conforto, funcionalidade, estética … mas o género? Quando se trata de equipamento de proteção individual, o projeto leva em consideração a variável de género?

Nós da BASE sim! E não se trata de ter uma linha de produtos de dimensões menores, mas de levar em consideração as diferentes fisionomias do pé feminino no momento da conceção dos produtos. Nosso catálogo apresenta uma indicação com um ícone e existe uma linha exclusiva denominada Miss Base concebida somente para as mulheres. Sem dúvida alguma, uma das revoluções chave do momento em que vivemos é a feminina. A propósito, estava na hora!

Hoje vivemos uma plena revolução digital e a Indústria 4.0 é uma realidade. Em Base Protection, vocês estão trabalhando com calçados de segurança 4.0?

Feliz por viver nesta era! Estamos em plena quarta revolução industrial e em uma revolução social em que os limites físicos são sempre mais ténues, e a quantidade de informações que recebemos diariamente é contínua.

As bases tecnológicas como IOT, os sistemas cibernéticos e físicos, a cultura do “faça você mesmo”, a Indústria 4.0 … mudam o modo de atuação das empresas e, consequentemente, os ambientes competitivos. Na BASE, vemos estas revoluções com otimismo. Podemos lançar produtos com mais funcionalidades, mais soluções globais, de forma mais eficiente, consumindo menos energia, etc.. Estamos trabalhando em nossa Empresa 4.0 como parte da nova sociedade em que vivemos. Os calçados de segurança estão envolvidos nesta transformação e a BASE tem o objetivo de ser um líder no setor.

O tema deste II Congresso sobre Prevenção é: “Da​teoria à prática”. Como a Fegemu e a Base Protection o aplicam no desenvolvimento de seus produtos?

A frase de A. Einstein “A teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. A prática é quando tudo funciona e ninguém sabe porquê” descreve com humor o resultado que é obtido quando há uma total desconexão entre o mundo do ensino e o mundo dos negócios. O conhecimento deriva da observação, do raciocínio crítico e da experiência. Na BASE temos muita experiência em colaborar com todos os tipos de instituições, em projetos de pesquisa e criação de novos produtos. Fomos coordenadores europeus de projetos de colaboração entre a indústria e as universidades. Eis alguns exemplos: Fit4U, Ultragrip, Mywear …

Durante o II Congresso sobre Prevenção o que apresentará a Base Protection?

Tentaremos dar uma visão geral das novidades desenvolvidas por BASE. Entre estas, quero destacar o projeto inovador Scan&Fit que representará uma revolução no mundo dos calçados de segurança. Imagine poder saber facilmente como é o seu pé e qual dos meus calçados vai se adaptar perfeitamente ao mesmo, e também como personalizar o interior do seu calçado com as nossas palmilhas. E tudo sem perder a certificação de segurança.

Uma das razões pelas quais os profissionais que atuam nas áreas de segurança, saúde e bem-estar no trabalho não podem faltar ao II Congresso sobre Prevenção.

O próprio objetivo do Congresso impõe a necessidade de participação: “conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção dos riscos ocupacionais nas organizações”. Todo profissional deve estar atualizado com as novidades do mercado, e o lançamento da solução BASE Scan&Fit representa uma novidade imperdível se você é um profissional atento à prevenção. Todos nós devemos contribuir no esforço coletivo para disponibilizar ambientes de trabalho seguros e saudáveis, e nós da BASE queremos reiterar a seguinte mensagem: “maior conforto, maior segurança”. + conforto para a sua segurança.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sei un lavoratore?

Você é trabalhador?

Experimente o conforto do calçado de BASE Protection.
Encontre o revendedor mais próximo de você!

Go to the store locator
Sei un'azienda?

Você é empresa?

Encontre nosso parceiro especialista.
Perto de você!

Go to the store locator
Scroll to Top